Terça-feira, 20 de fevereiro de 2018
(67) 9918-9198

Criança de 5 anos é internada em estado grave com meningite em Ivinhema

  • Techno Brisa16

Folha Press

 Divulgação/ Ivi NotíciasUma menina de apenas cinco anos, diagnosticada com meningite, está internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Dourados.

No mês passado, uma menina de um ano e três meses, que estava internada na Santa Casa de Campo Grande, morreu com suspeita de meningite bacteriana.

A doença também pode ter matado o músico Helton Sambrana Maia, 29 anos. O jovem morreu no mesmo hospital, com suspeita de meningite bacteriana.

Conheça a doença -- A meningite é uma doença que consiste na inflamação das meninges, membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. Ela pode ser causada, principalmente, por vírus ou bactérias. O quadro das meningites virais é mais leve e seus sintomas se assemelham aos da gripe e resfriados.

Entretanto, a bacteriana, causada principalmente pelos meningococos, pneumococos ou hemófilos, é altamente contagiosa e geralmente grave, sendo a doença meningocócica a mais séria.

A doença chega a matar em cerca de 10% dos casos e atinge 50% quando a infecção alcança a corrente sanguínea e é este um dos motivos da importância do tratamento médico. A doença meningocócica tem início repentino e evolução rápida, pode levar ao óbito em menos de 24 a 48 horas.

Como tratar -- Em caso de meningite viral, o tratamento é o mesmo feito para as viroses em geral; caso seja meningite bacteriana, é recomendado o uso de antibióticos específicos para a espécie, administrados via endovenosa.

Evitar o uso de talheres e copos utilizados por outras pessoas ou mal lavados e ambientes abafados são formas de se diminuir as chances de adquirir a doença.

Estatísticas
-- De 2011 a 2013, em todo o Estado, 28 pessoas morreram de meningite bacteriana. O último caso, anterior à morte do músico Helton Sambrana Maia, de 29 anos, que ainda está sendo investigada, foi de uma criança de 4 anos, em fevereiro deste ano, na cidade de Nova Andradina, a 300 quilômetros de Campo Grande.

Segundo relatório epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, em 2011 houve 20 óbitos, contra 7 em 2012 e 1 este ano.

Da Redação RBVNews com informações do Ivi Notícias


PUBLICIDADE
  • Farmácia Farma Centro 23
  • Móveis Brasília25
PUBLICIDADE
  • Casa do pecuarista28
  • Vidrosul33