Sexta-feira, 17 de agosto de 2018
(67) 9918-9198

Cármen Lúcia diz que brasileiro está cansado de ineficiência

A ministra criticou o sistema penitenciário brasileiro, dizendo que este tem falhado por não dar condições para que os presos cumpram pena com dignidade

  • Techno Brisa16

Agência Brasil

A presidente do STF e do CNJ, minista Cármen Lúcia. (Foto: Marcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil)

A presidente do STF e do CNJ, minista Cármen Lúcia Marcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Cármen Lúcia, afirmou que o cidadão brasileiro "está cansado de tanta ineficiência", e que essa ineficiência inclui o Poder Judiciário.

"Por mais que tentemos — e estamos tentando, com certeza —, temos um débito enorme com a sociedade", disse a ministra, ao participar da inauguração do novo presídio de Formosa, cidade localizada no entorno do Distrito Federal, a 80 quilômetros de Brasília.

A ministra criticou o sistema penitenciário brasileiro, dizendo que este tem falhado por não dar condições para que os presos cumpram pena com dignidade. De acordo com a ministra, isso tem aumentado cada vez mais os problemas do país na área de segurança. "Qualquer um pode errar, e o dever de quem erra é pagar, mas deve-se cumprir pena em condições de dignidade para que volte à sociedade, o que não tem acontecido no sistema penitenciário.

Isso tem gerado cada vez mais problemas de segurança ou de insegurança", disse a ministra, durante evento de inauguração do novo presídio de Formosa, cidade localizada no entorno do Distrito Federal, a 80 quilômetros de Brasília.

Construído a um custo de aproximadamente R$ 19 milhões, o Presídio Estadual de Formosa tem área de 6 mil metros quadrados e capacidade para receber 300 detentos de alta periculosidade e é um dos quatro presídios de segurança máxima cuja construção está prevista até o final de 2019 no estado.

Em seu discurso, divulgado por meio de nota do CNJ, Carmén Lúcia disse que o cidadão brasileiro "está cansado de tanta ineficiência", e que essa ineficiência inclui o Poder Judiciário. "Por mais que tentemos —e estamos tentando, com certeza —, temos um débito enorme com a sociedade", declarou a ministra.

De acordo com o CNJ, outro presídio, com as mesmas dimensões do de Formosa, deverá ser inaugurado em breve no município goiano de Anápolis. E mais dois, um em Águas Lindas e outro no Novo Gama, deverão ser finalizados ainda neste ano.

O quarto presídio ficará em Planaltina, e sua conclusão está prevista para 2019. Juntas, essas unidades agregarão 1.588 vagas ao sistema prisional de Goiás, a um custo de R$ 110 milhões. *Com informações do CNJ

Quer receber notícias do Site MS News via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9918-9198 e se cadastre gratuitamente!


Quer receber notícias do Site MS News via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9918-9198 e se cadastre gratuitamente!

Preso por matar filho, lutador de MMA é alvo de linchamento virtual

Joel Rodrigo Ávalo, o 'Joel Tigre', participa de competições oficiais de MMA; outra acusada, mulher dele também é lutadora

Comitê de Direitos Humanos da ONU diz que Brasil deve garantir direitos políticos de Lula

Decisão é resposta a uma liminar apresentada no órgão pela defesa do ex-presidente, mas não tem caráter vinculante

Com Fagner, Tite faz a primeira convocação após a Copa da Rússia

O técnico Tite comentou sua lista. 'Dentro da ótica que colocamos, tem o objetivo a curto prazo, que é importante. Em cada setor trouxemos um atleta da Copa e outro para dar oportunidade, porque agora há tempo para isso'.

Idoso de 77 anos é esfaqueado no abdômen após briga por pen-drive

A vítima foi levada para o hospital, onde está internado

Bebê que morreu sob cuidados da madrasta já havia sido espancado antes, aponta laudo

Ela e o pai foram presos em flagrante depois dos exames confirmarem espancamento

STJ autoriza importação direta de canabidiol para tratamento médico

A família ganhou autorização após comprovar que o medicamento é necessário para conter cerca de 240 crises epiléticas por mês sofridas por sua filha

Segundo suspeito de participar da morte de transexual em Rio Brilhante é preso

A vítima foi atingida por mais 80 facadas e teve a cabeça dilacerada por pedradas

Carro de padre roubado em Dourados é recuperado no Capey

Os três suspeitos foram encaminhados a Delegacia de Polícia Civil de Dourados para serem ouvidos

Peão de rodeio morre em acidente com cavalo durante manejo do gado em MS

Ele era experiente e montava desde os 15 anos de idade. Gabriel ficou gravemente ferido após o cavalo que ele estava montado tropeçar em uma novilha e cair sobre ele

Exame confirma morte por violência e madrasta de bebê é presa em flagrante

Laudo preliminar constatou laceração no fígado e trauma no tórax de menino de um ano e três meses que morreu nesta quinta-feira

Temperatura sobe em MS a partir desta sexta, mas frio retorna já na terça-feira

Alerta para a umidade relativa do ar que pode chegar aos 30% em Campo Grande nos próximos dias


PUBLICIDADE
  • Farmácia Farma Centro 23
  • Serralheria e Calhas Cia Norte19
  • Zippy Modas24
  • Drogaria Padre José Daniel26
PUBLICIDADE
  • Prime Pedras27
  • Sindicato Rural de Jateí32
  • Vidrosul33