• Band FM5
Sábado, 20 de outubro de 2018
(67) 9918-9198

Sargento da PM executado já integrou o DOF e se aposentou em 2015

O policial militar foi assassinado na manhã desta segunda-feira; o carro dele foi atingido por pelo menos 35 tiros de fuzil

  • Techno Brisa16


Sargento Ilson Martins posa para foto durante homenagem que recebeu na Assembleia Legislativa (Foto: Wagner Guimarães/ALMS/Divulgação)

O 1º sargento Ilson Martins de Figueiredo, policial militar de 62 anos assassinado com tiros de fuzil AK-47 nesta manhã em Campo Grande, foi reformado (aposentado definitivamente) em 21 de outubro de 2015, conforme decreto assinado pelo governador Reinaldo Azambuja(PSDB) e publicado no Diário Oficial do Estado do dia 3 de novembro do ano passado.

Figueiredo ingressou na PM há 43 anos, em 1975, e foi para a reserva após 22 anos de carreira, em 1997. O sargento atuou por muito tempo em Dourados – a 228 km de Campo Grande – e foi indicado para chefiar a segurança da Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Zé Teixeira (DEM), que tem base eleitoral na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul. 

O próprio parlamentar confirmou ao Campo Grande News ter feito a indicação há cerca de 4 anos, por conhecer o policial desde 1989. Os dois foram apresentados pelo coronel Adib Massad, PM com fama de “linha dura” que criou naquela época o GOF (Grupo de Operações de Fronteira), atual DOF (Departamento de Operações de Fronteiras).  

“Ele se aposentou e me pediu trabalho. Eu o conhecia desde 89, trabalhando em Dourados, no Departamento de Fronteiras. A gente precisava de uma pessoa para trabalhar na segurança e eu indiquei, como indicaria qualquer outro profissional”, explicou o deputado.

Zé Teixeira conta que não tinha relação de amizade com o PM e por isso, não faz ideia do que possa ter motivado a execução. “O conhecia profissionalmente, era sargento da PM, fez um bom trabalho. Mas, policial é sempre visado, infelizmente”.

O deputado avaliou a morte do profissional como “lamentável”. “É triste ver qualquer pessoa assassinada”, disse.

Na reserva, o sargento tinha salário de R$ 7.259,51 e com os descontos, recebeu em abril deste ano R$ 6.669,10, consta na última atualização do Portal da Transparência do Governo de Mato Grosso do Sul.

O policial ocupava o cargo de Gerente de Segurança e Polícia Legislativa da Assembleia. O presidente do Legislativo estadual, deputado Junior Mochi (MDB), decretou luto oficial de 3 dias.

Coronel Adib homenageado durante o evento em Dourados, em junho do ano passado (Foto: Helio de Freitas/Arquivo)

Homenagem – Além de trabalhar na Assembleia Legislativa, o “homem do coronel Adib” foi homenageado em novembro do ano passado na Casa de Leis. O sargento recebeu a “Medalha Coronel PM Adib Massad”, honraria criada para valorização de profissionais da área, pessoas ou entidades que tenham prestado relevantes serviços à segurança pública no Estado.

Execução - O crime aconteceu na Avenida Guaicurus, no Jardim Moema, na madrugada desta segunda-feira (11). O sargento conduzia um Kia Sportage, de cor branca, que foi atingido por pelo menos 35 tiros de fuzil AK 47 e carabina 556 – se contadas as marcas na porta do veículo.

A vítima seguia sentido bairro, quando foi interceptada pelos atiradores e atingida por vários disparos. Ele perdeu o controle da direção e derrubou o muro de um comércio. Ilson morreu na hora.

Segundo o delegado Hoffman D'ávilla, plantonista da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) da Vila Piratininga, no asfalto, foram localizados 18 projéteis das duas armas utilizadas na execução, além de um carregador de calibre 556 e um extensor de coronha (equipamento para diminuir o impacto do fuzil).

Perícia trabalhando na cena do crime na manhã desta sexta-feira (Foto: Saul Schramm)

Quer receber notícias do Site MS News via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9918-9198 e se cadastre gratuitamente!

VÍDEO: Brasileiro é executado na rua e filho entra em pânico ao ver pai morto na fronteira

Com mais esse assassinato, chega a seis o número de execuções em Pedro Juan Caballero e Ponta Porã só da noite de terça-feira até esta tarde. Entre a noite de terça e a tarde de quarta-feira, foram quatro assassinatos em Pedro Juan e um em Ponta Porã

Inmet prevê chuva 'generalizada' e risco de temporais em 50 cidades de MS

União de umidade sobre o Estado e frente fria no oceano causam pancadas de chuva com trovoadas

Confira algumas ofertas da semana na CentroFarma

Disk Entrega: 3467-1007 ou 9 9984-6470

PM é assassinado em fábrica abandonada de Campo Grande

Sobe para 12 o número de mortes no Estado em menos de uma semana

Confira as ofertas para hoje em Jorge Mercado Atacarejo

Além de comprar barato, um lugar de fazer amigos!

Vídeo: cobras são encontradas dentro de córrego no Parque Rego D'Água, em Dourados

O local é frequentado por muitas crianças, já que o parque foi feito justamente para o lazer das famílias

Dourados: Homem atropelado por motorista em fuga morre quase 2 meses após acidente

Ele e a sua esposa, moradores no Jardim Rasslem, estavam na Honda Biz, quando foram atingidos

'Playboy da Mansão' publicou foto com a localização uma hora antes de ser morto

Localização em mídia social pode ter ajudado o criminoso a encontrar a vítima

Homem procura endereço no Google Maps e descobre traição de esposa

O Google Maps, que dá aquela forcinha na hora de encontrar um endereço, pode também revelar situações ‘inesperadas’

Temporal chega a região sul do Estado com ventos de 65 km/h em Fátima do Sul

Em 49 municípios a chuva pode atingir 100 milímetros com ventos intensos de 60 quilômetros por hora

Empresário douradense e filho morrem em acidente na BR-267

No mesmo veículo estavam ainda a filha do rapaz, Maria Aparecida, 7, e a esposa Gislaine Costa Lima Oshiro. A menor acabou encaminhada até Campo Grande em estado grave


PUBLICIDADE
  • Farmácia Farma Centro 23
  • Serralheria e Calhas Cia Norte19
  • Panificadora e Confeitaria Art's da Massa 123
  • Drogaria Padre José Daniel26
PUBLICIDADE
  • Prime Pedras27
  • Sindicato Rural de Jateí32
  • Vidrosul33