• Viação Netto6
Terça-feira, 13 de novembro de 2018
(67) 9918-9198

Primeira colocada no concurso da PM diz que homens e mulheres estão concorrendo em igualdade

Resultado é fruto de estudo e dedicação, diz Fernanda

  • Techno Brisa16


O resultado da prova escrita do concurso público para soldados da Polícia Militar foi publicado nesta segunda-feira (10) e o resultado chamou atenção pois, depois da polêmica envolvendo as vagas destinadas às candidatas do sexo feminino, uma mulher conquistou o primeiro lugar na classificação.

O resultado também pegou de surpresa a candidata e engenheira ambiental Fernanda Queiroz Valdez, de 26 anos. Primeira colocada na prova, ela contou que a classificação mostra como mulheres e homens podem concorrer em igualdade de condições e que ser a melhor no desempenho da prova foi uma surpresa.

“Nossa, foi um susto. Eu já havia corrigido e sabia que teria uma boa nota, mas não achava que fosse ficar em primeiro. Fiquei extremamente feliz”, contou Fernanda, moradora de Três Lagoas, ao Jornal Midiamax.

Muito focada, a futura soldado da PM contou que se dedicava aos estudos de segunda a sexta-feira, durante o dia todo. “Eu já havia estudado um pouco no ano passado para outros concursos, mas depois parei. Mas quando saiu o edital da PM e do Bombeiro eu voltei a estudar especificamente para esse concurso”, disse.

Questionada sobre as vagas destinadas às mulheres que teve aumento de 47 para 70 vagas e que, anteriormente gerou grande polêmica, Fernanda afirmou que é uma situação é muito delicada, mas tem a certeza de que a ampliação das vagas para as mulheres abriu mais oportunidades.

“Da forma como está apresentado o resultado, as vagas não estão mais divididas. Homens e mulheres estão concorrendo em igualdade”, relatou Fernanda.

O resultado do concurso desencadeou muitos comentários nas redes sociais sobre a primeira colocação ter sido preenchida por uma mulher. Uma internauta diz: “Que orgulho. Parabéns, Fernanda. Isso é uma conquista para nós, mulheres”. Outra jovem comenta: “Parabéns guerreira”.

A candidata afirmou que ficou muito feliz com a representatividade, mas que agora o momento é de aguardar as próximas fases do concurso. “Estou treinando para o TAF (Teste de Aptidão Física) e espero que dê tudo certo. Estou com um frio na barriga pensando no curso de formação, mas espero que eu consiga concluir da melhor forma possível. Se Deus quiser”, finalizou.

Prova e resultadoA SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização) e a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) divulgaram, nesta segunda-feira (10) a lista com a classificação dos candidatos aprovados na prova escrita objetiva para o concurso da Polícia Militar.

O concurso irá selecionar candidatos para o cargo de soldado, oficial e oficial de saúde. O processo seletivo recebeu mais de 34 mil inscritos para as vagas de soldado, 2 mil para o cargo de oficial combatente e 221 para as vagas de oficial de saúde. A polêmica do processo seletivo ficou em torno da decisão de igualdade para mulheres, quando tinham apenas uma quantidade limitada no concurso.

O concurso de soldado, por exemplo, oferecia 388 vagas a princípio e, destas, apenas 47 seriam destinadas às mulheres. Uma decisão da Justiça permitiu que o concurso fosse feito sem diferenciação quanto ao número de vagas para homens e mulheres. Após a decisão, as mulheres podem comemorar: se antes haviam apenas 47 vagas para elas, agora podem ocupar 70 vagas entre as 388 oportunidades disponíveis, de acordo com a classificação da prova escrita. Além disso, a primeira colocada na prova para soldado é uma mulher.

Confira a classificação dos candidatos na prova escrita objetiva no Diário Oficial do Estado.


Quer receber notícias do Site MS News via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9918-9198 e se cadastre gratuitamente!

Está na lista? Detran divulga relação com 12 mil multas cadastradas em 10 dias no estado

Os proprietários dos veículos listados são notificados e têm prazo de 15 dias para defesa ou para informar o condutor infrator

VÍDEO: Pastor é baleado no altar durante o culto

Cena foi gravada, igreja transmitia ao vivo em redes sociais

Crime no Inápolis: Diarista foi morta por homem que queria vingar a morte do pai

Foi atingida por várias facadas e morreu na frente da filha

Contratação de professores temporários em Dourados é investigada pelo MP-MS

A situação envolvendo os professores temporários é assunto de apuração do MP desde abril deste ano, quando denúncia chegou ao órgão logo depois de decreto assinado pela prefeita. Délia regulamentou a contratação em dezembro do ano passado e, segundo o MP, tinha objetivo de não gerar vínculo contratual com os professores

Coletor de lixo de Anaurilândia vai realizar sonho de cantar na TV

Adriano de Souza Pires deverá participar do Cidade Alerta MS nesta quinta-feira (15)

Ex-prefeito é morto pelo pai após ser confundido com assaltante

Vítima tentava arrombar porta da casa porque os vizinhos viram uma quantidade grande de fumaça saindo do imóvel

Receitas para medicamentos controlados passam a valer em todo o território nacional

Pelo texto sancionado, a receita médica ou odontológica valerá em todo o país, independentemente do estado em que tenha sido emitida. A regra vale inclusive para medicamentos sujeitos ao controle sanitário especial, nos termos disciplinados em regulamento

UFMS oferece mais de 1000 vagas em Mestrado e Doutorado

Estão em período de inscrição os cursos de Mestrado em Psicologia, Enfermagem, Ciência Animal, Educação Matemática, Ecologia e Conservação e os Doutorados em Ciência Animal, Educação Matemática e Tecnologias Ambientais

Senai abre inscrições para 24 cursos técnicos em MS

No total, são mais de 1,700 mil vagas distribuídas em 10 cidades

Abertura de frigorífico de peixes marca aniversário de Dois Irmãos do Buriti

Espera-se que a indústria gere até 150 empregos e, em médio prazo, passe a abater seis toneladas de pescado ao dia


PUBLICIDADE
  • Serralheria e Calhas Cia Norte19
  • BIT Celulares22
  • Drogaria Padre José Daniel26
PUBLICIDADE
  • Casa do pecuarista28
  • Puppa31
  • Vidrosul33