Terça-feira, 13 de novembro de 2018
(67) 9918-9198

Mecânico pesca Jaú de 70 kg um dia antes da Piracema em MS: 'É maior que minha mulher. Vai virar peixada'

Animal foi pescado no rio Jauru, em Alcinópolis, no interior de Mato Grosso do Sul. Dias antes, pescador fisgou outro peixe de 57 kg

  • Techno Brisa16

Por Ricardo Freitas, G1 MS

Jaú de 70 kg pescado em MS mediu 1,62 m. — Fotos: MS Todo Dia/Divulgação

É hoje ou somente no ano que vem. Foi com esse pensamento que muitos pescadores saíram pelos rios de Mato Grosso do Sul neste domingo (4), último dia antes do início da Piracema - período que vai até o dia 28 de fevereiro e que limita a pesca no estado. É caso do mecânico Sueliton Freitas, de 30 anos, que pescou um Jaú de 70 kg e de 1,62 m em Alcinópolis, a 303 km de Campo Grande.

"Foi muito emocionante, foi o maior peixe que pesquei na minha vida. Quando ergui o Jaú, pensei : é maior que minha mulher", brincou o pescador.

Sueliton conta que saiu cedo de casa, no último domingo (4), com a esposa Uzaila e com um grupo de amigos. Eles foram pescar no rio Jauru, que fica perto do município. O mecânico disse que usou molinete e isca viva para pegar o "peixão" e precisou de muito esforço.

"Nós estávamos no barco e, quando fisgou, eu já sabia que era um Jáu, isso pela minha experiência, eu pesco desde criança. Com o peixe no anzol foi aquela luta, solta o barco, solta linha, trás de volta, até cansar o bicho. Depois de meia hora de luta, deu certo", acrescentou Sueliton. 

O mecânico ressaltou que precisou da ajuda dos três amigos para colocar o peixe dentro do barco. Em terra, o grupo pesou e mediu o Jaú. O peixe foi repartido no local pelos amigos e vai virar uma "bela" peixada, marcado para o próximo fim de semana.

Para o feito não virar "conversa de pescador", o mecânico tirou fotos do Jaú e contou que vai guardá-las para sempre. No dia 7 de setembro, Sueliton já tinha pego um outro Jaú de 57 kg.

Outro caso - No mesmo dia, porém no Rio Aquidauana. Bruno Girotto pescava com um amigo quando, no final da tarde, percebeu que havia fisgado algo, só não imaginava que seria o maior peixe que já pescou: um surubim, de 31 kg.

"Ele era muito grande, fiquei uns 15 minutos 'brigando' com o peixe na água, ele era muito forte e estava me puxando, minha linha ia acabar, tive que entrar até uma altura no rio. Sorte que passou um barco e pedi ajuda. Foi Deus que mandou aquele barco, os amigos me ajudaram a tirar ele da água", conta.

Pesca está proibida a partir desde segunda (5) - De acordo com o tenente-coronel Enenilson Queiroz, da Polícia Militar Ambiental (PMA), explicou que, até o último domingo, a modalidade de pesca em que o Sueliton pegou era permitida, porém, a partir de 00h01 desta segunda (5), a pesca foi proibida em todos os rios que cortam Mato Grosso do Sul. 

É o início do período de proteção da Piracema, época reprodutiva para a maioria das espécies de peixes das duas bacias do Estado (Paraná e Paraguai). Este período vai até o dia 28 de fevereiro de 2019, em todos os rios de MS.

Segundo a PMA, a partir desta segunda, a estratégia de fiscalização será modificada, já que não haverá pescadores nos rios, exceto aqueles que poderão praticar pesca de subsistência e científica, devidamente autorizadas. A fiscalização será mais intensa em pontos em que são vulneráveis à pesca predatória, como cachoeiras e corredeiras. Em alguns pontos, serão montados postos fixos com policiais 24 horas.

Nas regiões de fronteira, a fiscalização será feita com uma lancha em Corumbá, onde equipes vão revezar a cada 7 ou 10 dias na fiscalização preventiva e repressiva, especialmente na área de fronteira com o Paraguai e Bolívia, tanto no rio Paraguai, como no rio Apa e seus afluentes. Será também fiscalizada a região de divisa com o estado de Mato Grosso, pelo Rio São Lourenço e Piquiri além da área no entorno do Parque Nacional do Pantanal.


Quer receber notícias do Site MS News via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9918-9198 e se cadastre gratuitamente!

Está na lista? Detran divulga relação com 12 mil multas cadastradas em 10 dias no estado

Os proprietários dos veículos listados são notificados e têm prazo de 15 dias para defesa ou para informar o condutor infrator

VÍDEO: Pastor é baleado no altar durante o culto

Cena foi gravada, igreja transmitia ao vivo em redes sociais

Crime no Inápolis: Diarista foi morta por homem que queria vingar a morte do pai

Foi atingida por várias facadas e morreu na frente da filha

Contratação de professores temporários em Dourados é investigada pelo MP-MS

A situação envolvendo os professores temporários é assunto de apuração do MP desde abril deste ano, quando denúncia chegou ao órgão logo depois de decreto assinado pela prefeita. Délia regulamentou a contratação em dezembro do ano passado e, segundo o MP, tinha objetivo de não gerar vínculo contratual com os professores

Coletor de lixo de Anaurilândia vai realizar sonho de cantar na TV

Adriano de Souza Pires deverá participar do Cidade Alerta MS nesta quinta-feira (15)

Ex-prefeito é morto pelo pai após ser confundido com assaltante

Vítima tentava arrombar porta da casa porque os vizinhos viram uma quantidade grande de fumaça saindo do imóvel

Receitas para medicamentos controlados passam a valer em todo o território nacional

Pelo texto sancionado, a receita médica ou odontológica valerá em todo o país, independentemente do estado em que tenha sido emitida. A regra vale inclusive para medicamentos sujeitos ao controle sanitário especial, nos termos disciplinados em regulamento

UFMS oferece mais de 1000 vagas em Mestrado e Doutorado

Estão em período de inscrição os cursos de Mestrado em Psicologia, Enfermagem, Ciência Animal, Educação Matemática, Ecologia e Conservação e os Doutorados em Ciência Animal, Educação Matemática e Tecnologias Ambientais

Senai abre inscrições para 24 cursos técnicos em MS

No total, são mais de 1,700 mil vagas distribuídas em 10 cidades

Abertura de frigorífico de peixes marca aniversário de Dois Irmãos do Buriti

Espera-se que a indústria gere até 150 empregos e, em médio prazo, passe a abater seis toneladas de pescado ao dia


PUBLICIDADE
  • Serralheria e Calhas Cia Norte19
  • BIT Celulares22
  • Drogaria Padre José Daniel26
PUBLICIDADE
  • Prime Pedras27
  • Puppa31
  • Vidrosul33