Barbosinha reconhece atuação de jovens voltada a pessoas com deficiência na entrega de Medalhas

O deputado Barbosinha (DEM-MS) homenageou dois jovens que têm se destacado na defesa das pessoas com deficiência

| REDAçãO MS NEWS


Para celebrar a Semana Estadual da Juventude em Mato Grosso do Sul, instituída pela Lei 3.748, de 25 de setembro de 2009, a Assembleia Legislativa fez na noite desta quarta-feira (22) a entrega da Medalha do Mérito da Juventude às pessoas físicas e jurídicas que se destacam pelos bons e relevantes serviços prestados ao fomento, ao planejamento, à estruturação e ao crescimento das políticas públicas voltadas direta ou indiretamente para a juventude.

O deputado Barbosinha (DEM-MS) homenageou dois jovens que têm se destacado na defesa das pessoas com deficiência. Na avaliação do parlamentar os seus homenageados têm lutado por políticas públicas adequadas às necessidades específicas das diferentes juventudes, em especial àquelas que precisam de vozes externas, representativas que defendam seus interesses.

“É fundamental que possamos incentivar nossos jovens de todas as formas. Eles foram os mais prejudicados com esse cenário de pandemia. Historicamente a juventude já tem uma ligeira desvantagem na entrada no mercado de trabalho e com essa crise sanitária acabou sendo uma das parcelas da população mais atingida. É preciso incentivar cada vez mais os jovens para retomar seu protagonismo na nossa sociedade”, defendeu Barbosinha. Dados oficiais da Unicef apontam que um terço da população jovem está sem oportunidade de estudo e trabalho e o período de escolas fechadas e aulas on-line pode acarretar um retrocesso de 20 anos nos avanços da educação.

Ismael Utino Tavaloni, de Aquidauana, tem deficiência intelectual e mesmo com as limitações que a vida lhe impôs é um jovem ativo na sociedade e deve ter seu trabalho reconhecido como quem está fazendo a diferença na sociedade. Ismael participa da banda musical e de corridas da Associação Pestalozzi de Campo Grande-MS. Atualmente ocupa o cargo de vice-presidente do Conselho de Autodefensores - representando a Federação das Pestalozzi de MS. Ismael tem participado de reuniões em vários Estados brasileiros, sendo a voz das pessoas com deficiência intelectual nas discussões por melhores políticas para essa parcela da sociedade.

José Luiz Fernandes Varela, de Campo Grande, é um jovem advogado. Recém-formado em Direito, sua dedicação já o levou a ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Natural de Campo Grande, José Luiz já tem atuado na defesa dos interesses jurídicos das pessoas com deficiência. Sua paixão e dedicação pela causa veio de casa, da convivência, do amor e da necessidade de aprender a estimular o irmão Juliano Varela que nasceu com Síndrome de Down. Atualmente, além de atuar como advogado, é diretor social da Associação que leva o nome do irmão: Associação Juliano Varela que atende mais de 600 pessoas com deficiência intelectual - Autismo, Síndrome de Down, Microcefalia e outras deficiências. Seu trabalho tem ajudado a associação a oferecer melhores condições de atendimento, principalmente às famílias no período de pandemia. 

Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9605-4139 e se cadastre gratuitamente!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE