Veja como é possível ter uma rotina de exercícios físicos sem sair de casa

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Aprenda 3 séries curtas para fazer em casa - Crédito: Shutterstock

Entre as transformações ocorridas no período de isolamento social, em decorrência da pandemia do coronavírus, sem dúvidas, a mudança na forma de se exercitar está entre as que mais causaram preocupação.

Quem estava acostumado a frequentar academias diariamente se viu sem alternativas e recorreu aos treinos em casa. Já outras pessoas que não eram adeptas à prática de atividade física passaram a enxergá-la como uma forma de passar o tempo livre em casa. 

Ocorre que mesmo depois da retomada gradual de academias e ginásios esportivos, os exercícios em casa ainda estão ganhando espaço na rotina de muita gente. Otimização de tempo, diminuição de gastos com mensalidade de academias e mudança no estilo de vida estão entre as características que mais chamam atenção de quem recorre a esse tipo de prática esportiva.

Mas, afinal, é possível emagrecer praticando atividade física em casa? Segundo o preparador físico Willian Oliveira, com uma dieta equilibrada e um plano específico de exercícios, a perda de peso é garantida. 

'Com um treino de 30 a 45 minutos diários, mais o controle das calorias ingeridas, conseguimos ter uma ótima perda de peso e melhora no condicionamento cardiovascular. Mas, para isso, é preciso ter a orientação de profissionais capacitados, que vão saber indicar o treino específico”, comenta.

Outro ponto é que algumas pessoas sentem dificuldade de ter disposição para treinar em casa, já que o cansaço diário e a falta de tempo podem desmotivar. Nesse caso, a personal trainer Vanessa Furstenberger indica a importância de estabelecer uma rotina de horários, preparar um lugar específico para os treinos e acompanhar de perto as mudanças corporais. 

Uma dica é recorrer às plataformas de treino online, que oferecem um plano de treinamento otimizado sem sair de casa.  A Queima Diária, por exemplo, é uma das mais famosas do ramo e conta com um programa chamado ‘’Queima ao Vivo’’ no qual os alunos acompanham os exercícios em tempo real.

Aprenda 3 séries curtas para fazer em casa

SÉRIES CURTAS

20 minutos

Trote 5 minutos e faça 25 metros de skipping para frente (corrida elevando os joelhos) e 25 metros para trás (levando os pés em direção ao glúteo). Depois, corra mais 5 minutos, sempre aumentando a intensidade progressivamente, até que fique muito difícil manter o ritmo, ou seja, quando você estiver muito próximo de seu limite máximo. Mantenha essa intensidade por outros 5 minutos ou ainda tente aumentar um pouquinho mais e volte progressivamente ao ritmo normal de rodagem, durante 5 minutos. Em pouquíssimo tempo, você já terminou sua série. Fácil, não?

30 minutos

Além dos passos já citados no treinamento anterior, basta acrescentar mais duas séries com a seguinte sequência: 30 segundos de flexão de braços, 30 segundos de agachamento e 30 segundos de abdominais, 1 minuto de prancha e 90 segundos de passadas caminhando. Acabe os minutos finais trotando suavemente até completar o tempo.

45 minutos

Prolongue por mais 10 minutos o ritmo final de rodagem do nosso primeiro treinamento, que continha apenas 20 minutos. Como o tempo aqui é bem maior, é possível adicionar ainda mais duas séries do treino anterior e finalizar com 5 minutos de alongamento de gêmeos, isquiotibiais, quadríceps, psoas, glúteos e adutores. Para isso, é de crucial importância que você mantenha por ao menos 30 segundos a posição em cada um deles.

Fonte: Lana Pessoa, treinadora da plataforma online ”Queima Diária”

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