Dengue volta a matar em MS e óbitos chegam a 14 durante o ano

| DOURADOSNEWS / GIZELE ALMEIDA


Doença voltou a matar em Mato Grosso do Sul, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News/Arquivo

Após três meses, Mato Grosso do Sul voltou a registrar óbito por dengue. A informação é da SES (Secretaria de Estado de Saúde) que aponta no levantamento divulgado nesta quarta-feira (24), a morte de um idoso, de 77 anos, morador em Campo Grande, no dia 23 de novembro.

Diante disso, são 14 mortes em decorrência da doença, em 2021, no Estado.

O boletim aponta que a vítima fatal tinha comorbidades, sendo diabetes e hipertensão.

Também ocorreram registro de óbitos em Dourados (2), Corumbá (2), Três Lagoas (2), Caarapó (1), Ivinhema (1), Nova Alvorada do Sul (1), Aparecida do Taboado (1), Corumbá (1), Anaurilândia (1). 

O total de casos notificados da doença, ou seja, suspeitos, durante todo o ano chega a 11.244. 

Houve aumento no número de casos confirmados da doença. Nos dados do dia 17 de novembro, o total chegava a 7.294, já nos dados desta quarta-feira (24), o total chega a 7.855.  Durante todo o ano de 2020, o total de casos notificados figurou em 52.280. O total de vítimas fatais pela doença figurou em 43. 

Recomendações

A SES destaca no documento que as medidas de prevenção da dengue, precisam ser adotadas em qualquer época do ano. 

'Além do Aedes Aegypti transmitir a Dengue, hoje o mosquito tornou-se um dos maiores inimigos da saúde pública por transmitir também o vírus Zika e a Febre do Chikungunya', aponta trecho do boletim.  

Para evitar a proliferação do mosquito, a população precisa evitar água parada em lixo pelos quintais, remover galhos e folhas das calhas, acondicionar pneus em locais cobertos, fazer sempre manutenção de piscina, colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento, entre outras recomendações.  

Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9605-4139 e se cadastre gratuitamente!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE