O Kia EV6 desembarcará no Brasil trazendo na bagagem o prêmio de “Carro do Ano' do Reino Unido

Para assumir a condição de “ponta de lança' na eletrificação veicular do Grupo Hyundai no mercado brasileiro

| DANIEL DIAS/AUTOMOTRIX


Kia EV6 - (Foto: Divulgação)

No apagar das luzes de 2021, a British Auto Motors Association elegeu o “Carro do Ano' do Reino Unido. 

O Kia EV6 e o Hyundai Ioniq 5 terminaram empatados na primeira posição, à frente do Audi e-Tron GT, do Toyota Yaris GR, do Ford Mustang Mach-E, do Fiat 500 E, do Porche Taycan, do Citroën Ami, do Mitsubishi Outlander PHEV e do Volkswagen Polo versão atualizada 2021/2022, todos eletrificados, confirmando o caminho que acabará com os veículos com motor a combustão em 2030 no Reino Unido e nos principais mercados europeus – uma “corrida' de menos de sete anos, portanto. 

Em outubro de 2021, a Kia, em meio ao anúncio de sua nova filosofia e novos nome e logotipo, prometeu trazer para o Brasil em 2022 o EV6 – para assumir a condição de “ponta de lança' na eletrificação veicular do Grupo Hyundai no mercado brasileiro.

O EV6 estreou na Inglaterra em novembro, atingindo um nível de procura tido como surpreendente pela própria Kia. 

O 100% elétrico parte da versão Air com um motor unido à tração traseira de 230 cavalos de potência e 35,5 kgfm de torque, naturalmente, instantâneo, com aceleração de zero a 100 km/h em 7,3 segundos e velocidade final de 183 km/h. 

A bateria, de 77,4 kWh, garante uma autonomia de 480 quilômetros, pode ser recarregada em uma tomada doméstica em sete horas e 20 minutos ou até 80% de sua capacidade em uma hora e 13 minutos em um carregador de 50 kW. 

É exatamente essa configuração que chegará ao Brasil. No Reino Unido, a Air tem também uma versão com dois motores, um acoplado em cada eixo, com um total de 325 cavalos e torque de 61 kgfm. No final deste ano, está prevista para se juntar à família a versão GT, com 577 cavalos e 74,5 kgfm.

O EV6 é o primeiro modelo da Kia a utilizar a nova Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP) e constitui a parte inicial da transição da marca sul-coreana para a nova era de eletrificação sob seu novo slogan – “Movimento que Inspira'. A Kia pretende aumentar suas vendas globais de BEVs para 880 mil unidades anuais até 2030 e se tornar líder mundial na eletrificação. 

O EV6 é o primeiro de 11 novos BEVs da Kia até 2026, sete dos quais serão construídos na arquitetura E-GMP e quatro serão derivados de modelos já existentes. 

“O EV6 é a personificação da nova Kia. Nasce para inspirar cada jornada, por meio de design arrojado, engenharia progressiva, tecnologias inovadoras e desempenho elétrico empolgante', afirma Ho Sung Song, presidente e CEO da Kia.

O design externo do EV6 é uma representação da filosofia “Power to Progress', proposta pela nova Kia. Na frente, as luzes diurnas exibem uma aparência elegante e moderna e fazem parte do “Digital Tiger Face' do carro – “cara digital de tigre' –, uma progressão de design que evoca o espírito do felino na eletrificação veicular. 

O design das lâmpadas inclui ainda um padrão de luzes dinâmico sequencial. Abaixo disso, uma proeminente entrada de ar alarga a frente do carro. Parte do fluxo de ar é canalizado por meio e sob o piso plano do carro para uma aerodinâmica aprimorada. 

O perfil exibe uma estética inspirada nos crossovers, elegante e aerodinâmica. Um para-brisa voltado para trás insinua dinamismo, enquanto as “ancas' traseiras sugestionam volume. 

Uma linha corre ao longo da parte inferior das portas, curvando-se para cima em direção aos arcos das rodas traseiras, alongando, assim, o perfil do EV6. 

Projetada para garantir o desempenho aerodinâmico máximo, a traseira tem as colunas “C' bem inclinadas com uma inserção brilhante preta integrada. 

Acima, fica um spoiler de teto que canaliza o ar para baixo em direção a um spoiler inferior localizado no topo do conjunto de luzes traseiras.

“As pessoas são atraídas primeiro pelo exterior dos carros, mas acabam se apaixonando mesmo pelo interior, onde passam a maior parte do tempo. Portanto, projetar uma cabine para o EV6 foi a coisa mais importante para nós', comemora Jochen Paesen, vice-presidente de Design de Interiores da Kia. 

Um dos elementos mais marcantes do interior é uma tela de áudio visual e de navegação curva de alta tecnologia (AVN) e definição contínua. A linguagem simples da tela grande e o painel estreito dão ao espaço uma sensação de abertura. 

Estendendo-se do volante até o centro do carro, exibe um painel de instrumentos todo voltado para o motorista, com infoentretenimento e navegação acima do console central. 

Abaixo da tela do AVN está o novo display multifuncional, algo que será disseminado nos futuros modelos da Kia, substituindo os botões físicos por uma tela “touschscreen'.

Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9605-4139 e se cadastre gratuitamente!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE