Encerra na terça prazo para motoristas com CNH C, D e E renovarem exame toxicológico

Condutores que não cumprirem o prazo poderão ser  autuados a partir de 1° de maio

| MIDIAMAX/KARINE ALENCAR


Carteira Nacional de Habilitação, Ilustrativa (Divulgação, Detran MS)

Encerra na próxima terça-feira (30), prazo para motoristas com CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nas categorias C, D e E renovarem o exame toxicológico, conforme cronograma estabelecido pelo Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).

Condutores que não cumprirem o prazo poderão ser  autuados a partir de 1° de maio, pelos agentes do Detran (Departamentos de Trânsito). A penalidade da infração é multa no valor de R$ 1.467,35 e sete pontos na carteira nacional de habilitação.

Quem possui a Carteira na categoria e não conduz veículo que exija a habilitação C, D ou E, pode solicitar o rebaixamento de categoria, que custa a partir de R$343,51, dependendo da validade da CNH ou se o condutor pretende exercer atividade remunerada na categoria A ou AB.

Obrigatório

O exame é obrigatório desde 2016 na obtenção e renovação das categorias C, D e E. Assim como a cada 2 anos e 6 meses, independentemente se o condutor exerce atividade remunerada ou não.

Dados do Senatran apontam que 3,4 milhões de condutores das categorias C, D e E ainda estão em situação irregular em todo o Brasil. Levantamento do dia 25 de abril mostra que, na região Centro-Oeste, 328.937 condutores seguem com os exames pendentes, sendo 61,517 em Mato Grosso do Sul.

Para saber se é necessário ou não fazer o exame toxicológico, basta acessar a página e seguir os seguintes passos:

• Informar CPF, data de nascimento e data de validade da Carteira Nacional de Habilitação nos espaços informados;

• Clicar no botão “Prosseguir';

• Imediatamente, o usuário será conduzido a uma das telas abaixo, com detalhamento de prazos, vencimentos e alertas.

Se quiser receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp gratuitamente ENTRE AQUI . Lembramos que você precisa salvar nosso número na agenda do seu celular.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS





















PUBLICIDADE
PUBLICIDADE