Parque Natural Municipal de Glória de Dourados recebe plantio de 150 mudas de diversas espécies nativas

Cada árvore plantada terá sua identificação e de quem a plantou e o local será denominado de Bosque da Implantação

| ADAUTO DIAS / GLORIANEWS


Plantiu de Arvores nativas no Parque Natural de Glória de Dourados - Fotos Adauto Dias / glorianews

Com esforços da Prefeitura de Glória de Dourados através do prefeito Aristeu Pereira Nantes, Gerencia Municipal de Desenvolvimento Econômico e Gerencia de Infraestrutura, Apoms – Associação dos Produtores Orgânicos do MS, UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados, participação das Escolas, Curso técnico em Agroecologia da Escola Estadual Eufrosina Pinto, aconteceu ações alusivas a semana do meio ambiente com palestras e plantio de mudas nativas no Parque Natural Municipal.

Abrindo o evento nas dependências do Cetaf - Centro de Formação e Apoio Tecnológico de Agricultura Familiar Edwin Baur, com breve explanação técnica de Olácio Komori, seguindo da palestra proferida pela Professora Doutora da UFGD Zefa Valdivina Pereira.

O Parque Natural Municipal de Glória de Dourados com 19,72 hectares localizado na quinta linha nascente km 0,5 foi criado pelo decreto municipal n. 18/2019 com os principais objetivos além da preservação: se tornar uma área para desenvolvimento de estudos na área ambiental, realização de pesquisas relacionadas ao tema da recuperação de passivos ambientais, uso como espaço para educação ambiental e futuramente a visitação pública.

Os estudos de viabilidade para implantação bem o diagnóstico da área foram realizados por profissionais da área ambiental da UFGD com participação de colaboradores moradores das proximidades.

Após o processo de consulta pública que aconteceu em maio de 2018 e organização documental para inscrição no cadastro de Unidades de Conservação do IMASUL – Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, foi o processo de criação consolidado.

Para dar um significado especial na semana do meio ambiente e dar início aos trabalhos no parque, foi realizado o ato que sinalizou a implantação do parque, com a realização de palestra e apresentação do diagnóstico da área aos participantes, que culminou com o plantio de 150 Mudas de diversas espécies nativas pelos presentes na cerimônia.
Para trazer e valorizar a participação na atividade, cada árvore plantada terá sua identificação e de quem a plantou e o local será denominado de Bosque da Implantação.
O prefeito Aristeu Nantes afirmou, “a implantação deste parque traz inúmeras opções na parte de estudos, pesquisas escolares, preservação, educação ambiental e no futuro teremos um grande espaço para visitação publica em busca de conhecer as espécies nativas da região. Além dos grandes benefícios ao meio ambiente do município”. Concluiu Aristeu

Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9605-4139 e se cadastre gratuitamente!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE