Inep confirma Enem 2020 para janeiro e fevereiro de 2021

Provas impressas acontecem em 17 e 24 de janeiro, enquanto prova digital ficaram com as datas de 31 de janeiro e 7 de fevereiro

| MIDIAMAX


(Foto: Reprodução, TV Brasil)

O MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) anunciaram nesta quarta-feira (8), por meio de uma entrevista coletiva, as novas datas para a execução do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2020. A prova impressa deverão ser realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro, enquanto para a prova digital, ficaram reservada as datas de 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2020.

Outras datas como reaplicação do Enem Digital também foram divulgadas: 24 e 25 de fevereiro. O resultado das provas acontecem no dia 29 de março.

A divulgação das datas aconteceu por meio de videoconferência, composta pelo secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, e pelo presidente do Inep, Alexandre Lopes. Estiveram presentes na transmissão o secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas de Souza, do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Ariosto Antunes Culau, e de representantes do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação).

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Inep e o MEC anunciaram o adiamento do Enem no dia 20 de maio deste ano. As provas estavam programadas para acontecer nos dias 1° e 8 de novembro e 22 e 29 de novembro para provas digitais.

A nova data seria decidida por meio de uma enquete que envolverá os inscritos no exame. A decisão partiu do ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub e a consulta para as datas estavam disponíveis na Página do Participante no final do mês passado. Naquela ocasião, os inscritos poderiam escolher entre a manutenção da data das provas, adiamento por 30 dias e a suspensão indefinida do exame deste ano por causa da pandemia de covid-19.

Na última quarta-feira (1°), o MEC e Inep divulgaram o resultado da enquete para a escolha do novo período de aplicações das provas do Enem. Para 49,7% dos estudantes, o Enem impresso deve ser aplicado em 2 e 9 de maio de 2021 e o Enem digital em 16 e 23 de maio.

As outras opções de data eram o Enem impresso em 6 e 13 de dezembro deste ano e Enem digital em 10 e 17 de janeiro de 2021, com 15% dos votos; e Enem impresso em 10 e 17 de janeiro de 2021 e Enem digital em 24 e 31 de janeiro, com 35,3% dos votos dos estudantes.

Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9605-4139 e se cadastre gratuitamente!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE