Empreendedorismo e Libras são inclusos em currículo das escolas estaduais

Conteúdo será oferecido de forma transversal junto com disciplinas existentes

| TAINá JARA / CAMPO GRANDE NEWS


Temas deverão ser abordados em 2021, quando aulas presenciais estão previstas para voltar (Foto: Divulgação/SED)

Dois novos temas passam a fazer parte do currículo das 355 escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. Os conteúdos referentes a empreendedorismo e Libras (Língua Brasileira de Sinais) serão ofertados de forma transversal junto com disciplinas existentes.

A obrigatoriedade em abordar os temas em sala de aula veio por meio de leis, publicadas na edição de desta quarta-feira, do Diário Oficial do Estado.

No caso do empreendedorismo, os professores deverão ser abordados aos alunos noções sobre o desenvolvimento de habilidades e competições para sua absorção no mercado de trabalho; ética, livre iniciativa, sustentabilidade e cooperação;  educação financeira, cultura organizacional, gestão de negócios e de mercado; e capacidade de gestão e inovação.

A lei deve ser regulamentada em 180 dias da data da sua publicação e lei entra em vigor na data de sua publicação.

No caso de Libras, os componentes curriculares poderão ser inclusos na etapa do Ensino Médio, em caráter complementar. O tema deverá ser abordado que compõem a área do conhecimento à qual se relaciona, a partir de abordagens conceituais, históricas e culturais, evidenciando a sua importância no contexto da inclusão social.

O conteúdo programático de informação e orientação a respeito do tem a ser ministrado nas escolas será elaborado pela SED (Secretaria de Estado de Educação) e poderá ser desenvolvido por meio de palestras, comunicação e expressão em que o sistema linguístico de natureza visual e motora se torne familiar aos estudantes e comunidade escolar.

A Lei entrará em vigor na data de sua publicação, com efeitos a partir de 1º de janeiro de 2021.

Transversal – De acordo com o MEC (Ministério da Educação), a inclusão de termas de forma transversal não significa que tenham sido criadas novas áreas ou disciplinas. Os objetivos e conteúdos dos Temas Transversais devem ser incorporados nas áreas já existentes e no trabalho educativo da escola.

Amplos o bastante para traduzir preocupações da sociedade brasileira de hoje, os Temas Transversais correspondem a questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas, na vida cotidiana.

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