De moto pelas estradas e belezas naturais de Mato Grosso do Sul

| PAULO NONATO DE SOUZA / CAMPO GRANDE NEWS


Sozinho ou em turma, viajar de moto é uma boa alternativa de passeio ao ar livre por estradas de Mato Grosso do Sul (Foto: Reprodução)

As viagens solo e a busca de destinos de natureza são tendências do turismo para driblar a pandemia. Neste caso, subir em uma moto e sair pelas estradas pode ser uma boa alternativa de passeio ao ar livre e sem aglomeração, como sugerem os protocolos de prevenção contra o coronavírus.

“Viajar sozinho faz parte da essência do verdadeiro motociclista', diz o aventureiro Mauro Coutinho Damasceno no livro “Na solidão do meu capacete'. Montado em sua motocicleta a recomendação de distanciamento só não será cumprida se levar alguém na garupa ou se a viagem for em grupo de amigos.

Para o publicitário Maikon Gonino, pilotar uma moto é sinônimo de liberdade. Ele define a paixão pelo motociclismo como um estilo de vida, e aponta duas de suas rotas preferidas em Mato Grosso do Sul para se aventurar em duas rodas e curtir o vento na cara.

“Partindo de Campo Grande é muito legal fazer bate-volta para tomar um cafezinho em Sidrolândia, comer um pão de queijo em Água Rica ou passar um final de semana em Bonito. A cada viagem a gente faz novos amigos, um novo negócio, um novo cliente, enfim, são experiências e histórias para vida toda', disse Maikon.

“Em Mato Grosso do Sul temos rotas muitos legais e diferentes, todas asfaltadas, postos de gasolina não ultrapassando os 200 km, detalhe muito importante para o motociclista, considerando que a moto é bem diferente do carro', avalia o presidente da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), o campo-grandense Firmo Henrique Alves.

A campo-grandense Selma Barros, motociclista desde a adolescência e já experiente em pegar estradas em cima de moto, conhece bem a rota Campo Grande-Aquidauana com paradas no tradicional Posto Redondo e nos distritos de Piraputanga e Camisão, dois destinos importantes de ecoturismo já na região do Pantanal.

“Almoçamos em Aquidauana e fizemos o trajeto de volta para Campo Grande. Andar de moto é a experiência de sair das suas próprias limitações, é como estar inserido na própria natureza, sentindo o vento, o sol, é o sentido da liberdade que as aves sentem e os humanos almejam', disse Selma.

O barberpub Nelson Sanches Junior também sugere as rotas Campo Grande-Aquidauana, Campo Grande-Sidrolândia, Campo Grande-Corguinho e Campo Grande-Ribas do Rio Pardo como boas alternativas de passeio de moto. “São as rotas que costumamos fazer. Agora no último domingo fizemos a rota sentido Aquidauana, mas até o Posto Redondo, distante 90 km de Campo Grande', declarou.

Há quem prefira pegar a estrada absolutamente sozinho, ou seja, nada de viajar em grupos, mas a grande maioria prefere se juntar a turmas, os chamados motoclubes, até para se sentir mais seguros nas rodovias. “No nosso caso a gente tem um grupo no Whatsapp chamado Desunido Motoclube, onde são feitas as inscrições, cada um recebe uma numeração e partimos todos de um mesmo local depois da contagem para verificar se está todo mundo presente', revelou Nelson Sanches Junior

Alerta com a Covid-19 - Se você também curte motociclismo e está decidido a ir para a estrada, não esqueça de levar em conta que estamos em um novo momento, onde a cautela e o planejamento para uma viagem segura de moto inclui itens fundamentais, como o uso de máscaras de proteção, higienização das mãos, do capacete e até da motocicleta com álcool em gel.

Sãos os novos itens de segurança pessoal, tão importantes como fazer uma avaliação médica sobre suas condições físicas para suportar a viagem em cima de uma moto, se assegurar de pontos de paradas para abastecimento da moto, descanso e revisão mecânica para verificar se a moto está em boas condições e pronta para a estrada.

Feito isso, restará vestir suas roupas de motociclista, verificar se a viseira do seu capacete tem boa visibilidade e partir para o destino que escolher. Ah, em cada parada, não esqueça de alongar as pernas e o resto do corpo, porque isso ajuda a prevenir dores por ficar muito tempo na mesma posição.

Quer receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9605-4139 e se cadastre gratuitamente!


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE