Prefeitura de Campo Grande autoriza concurso com 2 mil vagas

| DA REDAçãO / MS NEWS


Foto: Divulgação

A Prefeitura de Campo Grande anunciou nesta segunda-feira (04), a publicação do Decreto n. 15.848, de 04 de março de 2024, que autoriza a realização de Concurso Público de Provas para cargos efetivos Administrativos da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande.  Estão previstas mais de 2 mil vagas para diversas funções administrativas da Semed. O anúncio foi realizado pela prefeita Adriane Lopes, acompanhada pelo secretário de Educação Lucas Henrique Bitencourt e vereadores da Capital.

Esse é um passo importante para a melhoria de toda a Rede Municipal de Educação (Reme). A previsão é de que o concurso disponibilize uma ampla gama de cargos, incluindo o de Assistente de Educação Infantil, Assistente de Inclusão Escolar, Merendeiro, Assistente Administrativo II, Monitor de Alunos, Motorista de Transporte Escolar, entre outros.

Conforme a prefeita Adriane Lopes, dois Projetos de Leis do Executivo serão encaminhados à Câmara Municipal, um para ampliação de vagas, e outro para a criação do cargo de Assistente de Educação Infantil (AEI).

“A Prefeitura prioriza a qualidade da educação e esse é um compromisso firmado com a sociedade. Os projetos serão encaminhados aos vereadores que junto com o Executivo estão empenhados na garantia da promoção de uma educação de qualidade aos estudantes da Rede Municipal. Esse concurso vai contemplar os profissionais e fortalecer ainda mais a rede pública municipal.'

A elaboração do Edital do Concurso está em processo de elaboração e será publicado após a apreciação e posterior votação da proposta na Casa de Leis. A substituição dos contratados por servidores efetivos terá um impacto positivo também na Previdência do Município (IMPCG), direcionando os tributos atualmente destinados ao INSS para o instituto municipal.

Ambas as medidas garantem a isonomia e transparência no processo seletivo, atendendo aos requisitos do Tribunal de Contas (TAG) e demais órgãos de controle. O projeto para criar o cargo de AEI assegura a estabilidade psicossocial dos alunos da Reme. “Esse é um pleito antigo dos pais dos primeiros anos, principalmente, que garante a continuidade dos profissionais que assistem a esses alunos', justifica a chefe do Executivo Municipal, que enfatiza também que o ambiente educacional deve ser inclusivo e respeitoso, onde cada aluno, independentemente de suas diferenças, possa receber a assistência adequada para alcançar seu pleno potencial.

O presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, Carlos Augusto Borges, destacou a importância do concurso e se comprometeu a colocar o projeto em apreciação como prioridade para atender à reivindicação que, segundo ele, é antiga de pais e profissionais da área. “Esse é um tema de extremo interesse da sociedade, uma reivindicação antiga de concurso para essa área e a Câmara vai dar celeridade ao projeto, devido a sua importância.'

Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva

Dentro das políticas públicas da Educação Especial e Inclusiva da Reme, a Prefeitura inaugurou no dia 26 de fevereiro, o Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva com o objetivo principal de colaborar nas habilidades individuais dos alunos que integram a Rede Municipal de Ensino, partindo da especificidade de cada criança. Este, que é o 4º centro nesta modalidade inaugurado no Brasil, vai funcionar na Rua Treze de Maio, nº 3.181 – Centro. A unidade vai integrar atendimento por meio de atividades que contribuam com o desenvolvimento do estudante.

A  Reme tem 4,6 mil alunos público alvo da Educação Especial. Em relação ao ano passado, houve um aumento de 800 estudantes matriculados nas unidades escolares da Capital. Portanto, o Centro vai oferecer avaliação com multiprofissionais, atendimentos de artes, como oficinas, linguagens, músicas, pinturas e robótica.

Para os alunos que tiverem suspeita de algum tipo de diagnóstico, haverá o acionamento das escolas, que irão chamar o técnico de educação especial. O profissional irá encaminhá-los para o Centro de Educação Especial Inclusiva para serem avaliados pelo médico e pela equipe multiprofissional.

Diogrande

Conforme o Decreto n. 15.848, publicado em edição extra do Diário Oficial de Campo Grande: “Fica autorizada a realização de Concurso Público de Provas para Cargos Efetivos no Quadro Permanente de Pessoal da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande – SEMED/2024, exceto cargos do grupo do magistério.

Cabe à Secretaria Municipal de Gestão, através de Comissão constituída para esse fim, executar os procedimentos referentes à realização do Concurso Público, conforme discriminado no art. 1º, observando os dispositivos da legislação vigente. Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação'.

Com assessoria 

Se quiser receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp gratuitamente ENTRE AQUI . Lembramos que você precisa salvar nosso número na agenda do seu celular.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS





















PUBLICIDADE
PUBLICIDADE